Paris, 8 jan (EFE).- O temporal de neve que castiga a França, cujos 41 departamentos do sul e do oeste estão em alerta laranja por causa da neve e do gelo, está interferindo nas comunicações por trem - o Eurostar e de alta velocidade -, por estrada e por ar.

Desde hoje de manhã, só circula a metade dos trens Eurostar que ligam Paris e Londres sob o Canal da Mancha, e as complicações continuarão até domingo, afirmou a companhia que administra a linha.

Os trens de alta velocidade (TGV, em francês) que circulam pelo sudeste do país registram atrasos de uma e duas horas, e alguns com direção ao norte partem até três horas depois do horário previsto.

Os cerca de mil caminhões que passaram a noite retidos na estrada A9 entre Narbonne e Perpignan conseguiram retomar esta manhã sua rota em direção à Espanha, o que está fazendo com que a circulação seja lenta.

Desde a tarde de ontem, os caminhões de mais de 7,5 toneladas estão proibidos de circular pelas estradas de vários departamentos da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sudeste, para evitar complicações.

Vários voos que deviam decolar do aeroporto de Marseille-Marignane foram cancelados.

Cerca de 15 mil pessoas ficaram energia elétrica nos arredores de Arles, e outras 10 mil sofreram cortes no fornecimento no departamento de Vaucluse. EFE mas/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.