O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu está nesta quinta-feira na Jordânia para uma reunião com o rei Abdullah II, informaram fontes do governo de Israel.

A visita de Netanyahu não havia anunciada com antecedência.

Este é o primeiro contato entre o rei Abdullah e o premier israelense desde que Netanyahu tomou posse em 31 de março, à frente de um governo de direita nacionalista contrário à criação de um Estado palestino.

Na próxima semana, o governante israelense visitará Washington, para uma reunião com o presidente americano Barack Obama.

Netanyahu se encontrou na segunda-feira no Egito com o presidente Hosni Mubarak, com quem abordou o processo de paz no Oriente Médio.

Netanyahu afirma que o maior desafio regional é a questão nuclear iraniana e afirma, ao contrário do que pensa a comunidade internacional, que os palestinos ainda não estão preparados para proclamar umn Estado independente.

Obama receberá sucessivamente Netanyahu, Mubarak e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, nos dias 18, 26 e 28 de maio respectivamente, segundo a Casa Branca.

rb-pa/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.