Netanyahu se reunirá no domingo com Mubarak

Cairo, 9 set (EFE).- A embaixada de Israel no Cairo confirmou hoje que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reunirá no próximo domingo com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, para analisar temas bilaterais e regionais.

EFE |

Fontes oficiais israelenses anteciparam ontem que Netanyahu chegaria ao Cairo nos próximos dias para realizar uma reunião com Mubarak, a segunda desde que assumiu a chefia do Governo israelense, em março.

A embaixada israelense confirmou hoje que Netanyahu compartilhará com Mubarak um "iftar" (comida noturna que rompe o jejum durante o mês do Ramadã) no palácio presidencial de Itihadiya, no bairro de Heliópolis.

Uma porta-voz da sede diplomática israelense disse à agência Efe que a visita só se prolongará por várias horas, mas não pôde confirmar se na reunião os dois chefes de Estado estarão acompanhados de alguns de seus ministros.

Netanyahu visitou o Egito no dia 11 de maio, na primeira viagem que fez fora de Israel desde que ocupou o cargo de primeiro-ministro. A reunião de então se celebrou na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh, no extremo sul da Península do Sinai.

Esta nova reunião se desenvolverá poucos dias antes da reunião que convocou em Nova York o presidente americano, Barack Obama, com Netanyahu e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Se à espera que, coincidindo com a próxima Assembleia Geral da ONU, EUA anuncie uma proposta concreta para tentar relançar as estagnadas negociações de paz no Oriente Médio, em uma iniciativa que conta com o apoio da União Europeia.

Egito e Jordânia são os dois únicos países da região que mantêm vínculos diplomáticos com Israel.

Além disso, o Governo do Cairo veio atuando como mediador para conseguir a liberdade do soldado israelense Gilad Shalit, capturado por grupos palestinos próximo do limite da Faixa de Gaza no dia 25 de junho de 2006. EFE ag/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG