Netanyahu é esperado no Cairo para reunião com Mubarak

Cairo, 13 set (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é esperado hoje no Cairo para uma reunião com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, a fim de analisar os últimos esforços para relançar o processo de paz na região.

EFE |

Segundo a embaixada israelense no Cairo, Mubarak e Netanyahu se encontrarão no palácio presidencial do bairro de Heliópolis, compartilhando uma refeição do final do jejum diário do Ramadã, por volta das 18h local (13h de Brasília).

Esta é a segunda vez que os dois líderes se reúnem desde que Netanyahu assumiu a chefia do Governo israelense, em 31 de março. A reunião anterior, na cidade turística de Sharm el-Sheikh, na Península do Sinai, aconteceu no dia 11 de maio.

O Governo do Cairo não informou oficialmente sobre os temas que os dois líderes analisarão, mas o jornal governamental egípcio "Al-Ahram" sustenta que incluirá o assunto dos assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados.

Segundo "Al-Ahram", que não cita fontes de suas informações, Mubarak insistirá com Netanyahu sobre a necessidade de interromper a construção dessas colônias, já que obstaculiza o estagnado processo de paz no Oriente Médio.

Segundo a imprensa egípcia, não se descarta que na reunião de Mubarak e Netanyahu se analise o caso do soldado israelense Gilad Shalit, capturado por grupos palestinos perto do limite da Faixa de Gaza em 25 de junho de 2006.

O Egito está intermediando em uma negociação indireta entre Israel e grupos palestinos para conseguir a libertação de Shalit ou sua troca por presos palestinos que estão nas prisões israelenses, mas até agora não houve resultados. EFE ag/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG