Netanyahu diz que outro regime facilitaria relações com Irã

Berlim, 22 jun (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acredita que um regime diferente do atual no Irã, o do presidente reeleito, Mahmoud Ahmadinejad, facilitaria as relações entre os dois países.

EFE |

"Não existe um conflito entre os povos iraniano e israelense. Sob outro regime as relações pacíficas que já existiram no passado poderiam ser recuperadas", disse Netanyahu, em entrevista concedida hoje à edição digital do jornal "Bild".

O primeiro-ministro disse que "uma boa notícia para Israel seria um regime que não oprima as opiniões dissidentes, nem o regime do terrorismo e que não tenta construir bombas atômicas. Seria um regime que não nega o Holocausto, nem faz ameaças com a destruição de Israel".

A reação do atual regime aos protestos realizados depois da suposta fraude eleitoral fez "cair a máscara do regime iraniano.

Agora podemos perceber sua falta de democracia. É um regime que oprime seu próprio povo".

"Esse regime não é só uma grande ameaça para nossa existência, mas para os países árabes moderados, para a segurança da Europa e para a paz no mundo", disse o primeiro-ministro israelense.

Por outro lado, sobre o discurso do presidente americano, Barack Obama, feito no Cairo, Netanyahu disse que apoia "sua ideia de uma paz regional" e espera que "os países árabes estejam dispostos a começar a normalizar suas relações com Israel".

Sobre o problema palestino, o primeiro-ministro reafirmou sua disposição de reconhecer a existência de um Estado para esse povo, mas insistiu que deve ser uma nação desmilitarizada, já que "não queremos um segundo Irã diretamente em nossa fronteira".

"Um Governo palestino não precisa de mísseis, nem de armas dirigidas", afirmou o primeiro-ministro de Israel, que assegurou querer evitar que organizações radicais palestinas como o Hamas bombardeiem o território israelense com foguetes e mísseis. EFE jcb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG