Netanyahu chega ao Egito para discutir temas regionais

Cairo, 11 mai (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou hoje ao Egito para se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, com quem analisará temas da agenda regional, informou a televisão egípcia.

EFE |

A reunião acontecerá na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh, no sul da Península do Sinai, onde o avião de Netanyahu aterrissou, procedente de Tel Aviv.

Esta é a primeira vez que Netanyahu visita o Egito desde que, em 31 de março, chegou ao posto de primeiro-ministro israelense.

Netanyahu já esteve outras três vezes anteriores no Egito como primeiro-ministro durante um mandato anterior, entre 1996 e 1999.

A reunião entre Mubarak e Netanyahu será seguida por um comparecimento dos dois à imprensa para comentar o encontro, mas sem a possibilidade de que os jornalistas façam perguntas, de acordo com a Embaixada de Israel no Cairo.

Segundo a imprensa egípcia, Mubarak quer colocar a Netanyahu a necessidade de que Israel respeite todas as resoluções da ONU sobre as negociações de paz no Oriente Médio e suspenda o bloqueio à Faixa de Gaza.

Por outro lado, a imprensa israelense afirma que Netanyahu quer convencer Mubarak sobre a necessidade de formar uma frente comum com os países árabes moderados diante das supostas tentativas do Irã de conseguir armas nucleares.

Os dois devem ir nos próximos dias a Washington, separadamente, para se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que deve viajar ao Egito em 4 de junho. EFE ag/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG