Netanyahu boicotará Ahmadinejad na Assembleia Geral da ONU

Jerusalém, 22 set (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, boicotará amanhã o discurso do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, na Assembleia Geral da ONU, anunciou hoje a representante de seu país no organismo, Gabriela Shalev.

EFE |

"Não estaremos presentes quando Ahmadinejad falar", disse Shalev ao diário israelense "The Jerusalem Post".

Netanyahu também não assistirá à sessão inaugural do debate, para não permanecer na mesma sala com Ahmadinejad, que na semana passada voltou a negar a existência do Holocausto.

A sessão inaugural contará a com a presença de Shalev, a fim de ouvir o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Não permitirei que nenhum de nossos inimigos nos marginalize.

Quando o presidente dos Estados Unidos discursar na Assembleia Geral, a delegação israelense estará presente", assinalou.

Shalev afirmou ainda que o "principal objetivo" de Israel na reunião em Nova York é "mostrar ao mundo o perigoso que o Irã representa".

"Enfatizamos o fato de que o Irã não é uma ameaça não somente para Israel, mas também global", acrescentou.

A diplomacia israelense manterá essas teses nos encontros bilaterais que previu durante a Assembleia com representantes de Reino Unido, França, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, entre outros países.

"A Assembleia é uma boa oportunidade para que nossos líderes possam se reunir com ministros de Exteriores e chefes de Governo, para que eles possam entender nossos objetivos e os desafios que Israel enfrenta em um momento tão crucial", afirmou.

A diplomata disse ainda que seu país não boicotará o discurso de outro inimigo de Israel, o líder líbio, Muammar Kadafi, que falará na Assembleia logo depois de Ahmadinejad.

"Se no discurso de Kadafi houver algo que não nos deixe ficar sentados ouvindo, nos reservaremos o direito de deixar a sala", concluiu a embaixadora. EFE ap/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG