Néstor Kirchner confirma candidatura a deputado na Argentina

BEUNOS AIRES - O ex-presidente argentino Néstor Kirchner (2003-2007) vai disputar as próximas eleições legislativas e enfrentar seus antigos adversários do peronismo, que vêm subindo nas pesquisas de intenção de votos, disseram nesta sexta-feira fontes políticas e analistas.

AFP |

"Néstor Kirchner vai satisfazer o pedido de toda a militância de ser candidato a deputado", destacou nesta sexta-feira o deputado Carlos Kunkel, na abertura do congresso do Partido Justicialista (PJ) da província de Buenos Aires, a mais povoada e reduto nacional do peronismo.

Kirchner, de 59 anos, havia antecipado sua intenção de defender o modelo econômico de desenvolvimento estatista e industrializante que impôs junto à atual presidente e sua esposa, Cristina Kirchner, com quem governa de fato desde 2003, ante uma oposição da vez mais forte.

Os candidatos ascendentes do peronismo "antikirchnerista" nas pesquisas privadas são liderados pelo ex-presidente Eduardo Duhalde (2002-2003) e os antigos fiéis do ex-presidente Carlos Menem (1989-1999). Os peronistas dissidentes do ex-senador por Santa Fé Calro Lele Reutemann e do governador de Córdoba, Juan Schiaretti, também estão em alta nas pesquisas.

Outros adversários em alta são os liberais aliados a peronistas dissidentes do prefeito direitista de Buenos Aires, Mauricio Macri, e os social-democratas da União Cívica Radical (UCR), em aliança com os liberais cristãos da Coalizão Cívica (CC) e os socialistas.

Kirchner será candidato a deputado pela província de Buenos Aires, em luta declarada contra o ex-governador Felipe Solá, segundo os consultores da "Giacobbe y Asociados", Graciela Romer e Eduardo Fidanza.

Cerca de 28 milhões de argentinos estão convocados para as eleições de 28 de junho, transformadas pelos Kirchner em um plebiscito sobre seu modelo de crescimento econômico e sua política de julgamento dos militares da ditadura.

Leia mais sobre: eleições na Argentina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG