Nepal: premiê pede consenso em primeiro comício após proclamação da República

Katmandu, 8 jun (EFE).- O primeiro-ministro interino do Nepal, Girija Prasad Koirala, pediu hoje consenso entre as forças políticas do país, para que haja avanços no caminho da República.

EFE |

Em sua primeira aparição pública após a proclamação da República, o octogenário Koirala surgiu diante de 2.500 pessoas em Katmandu, às quais falou de pé, mesmo com a chuva que caía sobre a capital nepalesa.

"O consenso e a cooperação foram nossa força", destacou Koirala no comício, que os observadores interpretaram como uma tentativa de mudar a percepção de que o líder do Partido do Congresso Nepalês (NCP) é muito velho para continuar na política.

A Monarquia no Nepal foi abolida em 28 de maio, mas, desde então, os maoístas - vencedores das eleições de abril - e os outros grandes partidos foram incapazes de chegar a um acordo sobre a divisão de poderes entre os futuros presidente e chefe de Governo.

Enquanto isso, Koirala exerce as chefias de Estado e Governo interinamente.

Representantes do Partido Comunista do Nepal-Maoísta (CPN-M), do NCP e do Partido Comunista do Nepal-Marxista-Leninista Unido (CPN-UML), as três forças com maior representação no novo Parlamento nepalês, voltaram a se reunir hoje na busca de um consenso, sem sucesso.

Durante o comício, Koirala destacou sua adesão à democracia e aos direitos humanos ao proclamar que "nunca" os comprometerá em troca do poder.

Outros oradores dirigiram ataques contra os maoístas, a quem acusaram de pretender ditar os termos do acordo entre as forças políticas apesar de terem apenas maioria simples no Parlamento.

A próxima sessão do Parlamento, na qual o futuro Governo deveria ser escolhido, está marcada para o dia 11.

O Governo de Koirala e os antigos guerrilheiros maoístas assinaram um acordo de paz em novembro de 2006 pondo fim a uma década de guerra, que deixou 13 mil pessoas mortas. EFE ms/wr/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG