Nelson Pereira dos Santos recebe prêmio de federação de cinema espanhola

San Sebastián (Espanha), 25 set (EFE) - A Federação dos Arquivos de Filmes (FIAF) entregou hoje seu prêmio anual ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que o recebeu em cerimônia realizada no marco do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.

EFE |

Santos recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da FIAF, Hisashi Okajima, em cerimônia realizada no teatro Victoria Eugenia de San Sebastián, informaram fontes do Festival.

Com a concessão do prêmio de 2008 ao brasileiro, o Comitê Executivo da FIAF quis recompensar um grande representante do cinema latino-americano e do Cinema Novo, explicou a organização em comunicado.

Antes da entrega do prêmio, foi exibido seu primeiro longa-metragem, "Rio 40 Graus" (1955), um trabalho que o consolidou como um dos fundadores do Cinema Novo.

É um exemplo de cinema realizado na rua com cenários e diálogos naturais, onde o calor sufocante é um dos protagonistas de uma mistura de histórias protagonizadas por cinco pequenos vendedores de amendoins procedentes das favelas.

Santos, de 80 anos, é considerado o pai espiritual do movimento Cinema Novo e o homem que levou as câmeras às favelas.

É conhecido internacionalmente por filmes como "Rio 40 Graus", "Vidas Secas" (1963), "Como era Gostoso o meu Francês" (1971), "O Amuleto de Ogum" (1974), "Tenda dois milagres" (1977), e "Brasília 18%" (2006). EFE agf/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG