Nelson Jobim se reunirá com Morales na segunda-feira

La Paz, 18 mai (EFE) - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, chegou hoje a La Paz para se reunir na segunda-feira com seu colega boliviano, Walker San Miguel, e com o presidente da Bolívia, Evo Morales, aos quais apresentará o projeto do Conselho Sul-americano de Defesa (CSD), informou uma fonte diplomática.

EFE |

Jobim, que segundo a Embaixada brasileira em La Paz chegou à Bolívia às 11h (12h em Brasília), realiza uma viagem que o levou pela região desde abril para discutir a criação do CSD.

O titular da Defesa já expôs o projeto em Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, entre outros países.

O CSD é uma iniciativa de Jobim e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a qual buscam fortalecer a posição da região nos fóruns multilaterais de segurança.

Com o projeto, o Brasil quer que a América do Sul tenha um representante permanente do Conselho de Segurança da ONU, condição que atualmente só ostentam China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Jobim afirmou em sua visita ao Equador no início do mês que o CSD não pretende ser uma associação militar clássica, ao estilo da Organização do Tratado de Atlântico Norte (Otan), mas como uma "aliança de diálogo" dos ministros da Defesa da região.

O ministro deve se reunir amanhã com seu colega boliviano e com Morales, com os quais discutirá "assuntos bilaterais" em matéria de segurança e narcotráfico, informou à Agência Efe uma fonte diplomática. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG