Nelson Jobim irá à Bolívia para apresentar Conselho de Defesa regional

O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, chegará na segunda-feira a La Paz para discutir com seu colega da Bolívia, Wálker San Miguel, a proposta (brasileira) para a criação de um Conselho de Defesa Sul-Americano, informou nesta sexta-feira o governo boliviano.

AFP |

O ministério da Defesa afirmou que Jobim já visitou, para este mesmo fim, Venezuela, Colômbia, Peru e Uruguai. A idéia do bloco partiu do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, e será apresentada oficialmente na Cúpula da Unasul, na próxima semana em Brasília.

O Brasil propõe uma articulação de políticas regionais de defesa, a organização de exercícios conjuntos e de forças de paz, assim como uma análise comum da conjuntura internacional e de situações regionais.

Jobim disse nesta sexta-feira em Montevidéu que o Conselho "não é uma aliança militar clássica nem uma força militar de luta, mas sim um âmbito de diálogo para articular posições" entre os ministérios da Defesa e os governos da região, sob os princípios de "confiança, transparência e segurança".

jac/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG