Negroponte: EUA e Iraque próximos de fechar acordo sobre permanência americana

Washington e Bagdá estão muito perto de alcançar um acordo sobre o pacto de segurança que decidirá o futuro das tropas americanas no Iraque a partir de 2009, disse neste sábado o subsecretário de Estado John Negroponte, em visita ao país árabe.

AFP |

"As negociações continuam e restam poucas questões pendentes", afirmou o número dois da diplomacia americana em Erbil (norte), após uma reunião com Massud Barzani, presidente da administração do Curdistão iraquiano.

"Estamos muito perto de alcançar um acordo. Não é recomendável revelar os detalhes até que cheguemos ao fim" das negociações, o que Negroponte espera que aconteça "logo".

Estados Unidos e Iraque tentam chegar a um consenso sobre o futuro da presença militar americana em território iraquiano depois de 2008, quando expira o mandato estabelecido pela ONU.

Algumas divergências, no entanto, atrasaram as negociações nos últimos meses, principalmente questões como a imunidade jurídica dos soldados americanos e o escolhido para comandar as operações militares dos EUA no país a partir do ano que vem.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, afirmou no mês passado que as duas partes haviam concordado com a retirada das tropas dos EUA das cidades iraquianas em junho de 2009 e do país em dezembro de 2011.

str-aa/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG