Negroponte discute em Pequim a desnuclearização na Coréia do Norte

Pequim, 12 mai (EFE).- O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, John Negroponte, se reuniu hoje, em Pequim, com o vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Wang Yi, para prosseguir os contatos em torno ao processo de desnuclearização da Coréia do Norte.

EFE |

A reunião se centrou nos assuntos de interesse bilateral, principalmente sobre "a paz e a segurança no nordeste da Ásia", disse o vice-ministro chinês.

Wang manifestou em sua reunião com Negroponte sua intenção de aprofundar nas conversas sobre o desenvolvimento das relações bilaterais entre China e EUA, e agradeceu sua "contribuição ao crescimento" das mesmas.

O "número dois" da diplomacia americana iniciou em 7 de maio uma viagem pela Ásia que termina hoje, em Pequim, para se reunir com autoridades sul-coreanas, japonesas e chinesas, com a questão norte-coreana em lugar de destaque na agenda.

Em paralelo à viagem de Negroponte, o responsável de Assuntos Coreanos do Departamento de Estado, Sung Kim, viajou a Pyongyang na quinta-feira, dia 8 de maio, como parte do esforço dos Estados Unidos para conseguir uma declaração completa da Coréia do Norte sobre suas atividades nucleares.

Segundo o Departamento de Estado americano, a Coréia do Norte entregou a Kim vários documentos sobre suas atividades nucleares, o que Pyongyang não fazia há décadas.

Esta entrega representou um importante passo rumo ao objetivo dos negociadores com a Coréia do Norte - Coréia do Sul, EUA, China, Rússia e Japão - de obter a declaração de Pyongyang sobre suas atividades nucleares, pendente desde o final do ano passado. EFE ub/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG