Negro é eleito para o comando do Partido Republicano pela primeira vez

Os republicanos elegeram pela primeira vez nesta sexta-feira um negro, Michael Steele, para a direção de seu partido, uma semana depois da posse do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos Barack Obama.

Redação com agências internacionais |

AP
Michael Steele é o novo presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos

"É com grande humildade que aceito (o cargo), e agradeço a todos vocês a oportunidade que me é dada de servir como o presidente nacional" do partido, declarou Steele.

Ele foi eleito presidente do Comitê Nacional Republicano, o órgão diretor do partido de oposição nos Estados Unidos, derrotando o responsável pelo cargo e três outros candidatos em seis rodadas de votação para se tornar o primeiro negro a liderar os republicanos.

Steele, ex-vice-governador de Maryland, atingiu 91 votos na quinta rodada de votos, vencendo a seu principal rival, Katon Dawson.

Ele substitui Mike Duncan, quem estava na frente na primeira rodada de votos, mas no final não atingiu os 85 mínimos necessários para ganhar a Presidência do RNC, integrado por 168 membros. O ex-presidente do partido, nascido no Kentucky, era considerado um administrador competente, mas não era visto como um orador empolgante.

O líder afro-americano, que durante algum tempo foi presidente do partido republicano de Maryland, se destacou por seu carisma, sua oratória e suas credenciais conservadoras.

O ex-vice-governador de Maryland toma posse de um partido cheio de problemas, de republicanos que procuram acabar com as derrotas sucessivas nas eleições nacionais que deram aos democratas o controle do Congresso e da Casa Branca.

"Como um garoto pequeno que cresceu nesta cidade, isso é incrível", disse Steele, candidato mais moderado no grupo, que foi considerado uma pessoa de fora porque não é membro do comitê.

Em um discurso breve, o novo presidente republicano falou com um tom de inclusão. "Vamos falar com amigos e opositores de igual para igual: queremos que você seja parte de nós, queremos que você esteja conosco e para aqueles que desejarem atrapalhar, preparem-se para serem derrubados", disse Steele.

O líder de 50 anos, foi seminarista, mas abandonou a formação religiosa para estudar Direito e, em seguida, ingressar na política.

Partido

O RNC fornece a liderança nacional para o Partido Republicano e está a cargo do desenvolvimento e promoção da plataforma política do partido, além da coordenação da estratégia eleitoral e de arrecadação de fundos.

O dirigente do RNC é selecionado pelo presidente quando os republicanos controlam a Casa Branca, caso contrário são os comitês estaduais do partido que o fazem.

Duncan foi selecionado em janeiro de 2007 pelo então presidente George W. Bush e seu principal assessor político, Karl Rove.

    Leia tudo sobre: republicanos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG