Negociador palestino se encontrará com Hillary dentro de 48 horas

Anúncio é feito um dia após Washington admitir fracasso em esforços para convencer Israel e congelar construções

iG São Paulo |

Em meio ao impasse nas negociações de paz entre palestinos e israelenses, o chefe dos negociadores palestinos, Saeb Erakat, se reunirá com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, nas "próximas 48 horas" em Washington.

O anúncio, feito pelo porta-vos palestino Yasser Abed Rabbo, ocorre um dia após os Estados Unidos admitirem o fracasso de seus esforços para convencer Israel a congelar a colonização nos territórios palestinos, o que levou a uma nova suspensão das negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos.

A viagem de Erakat a Washington ocorrerá antes da próxima semana, como havia programado o enviado especial americano ao Oriente Médio, George Mitchell, contou Rabbo.

Esperança

Nesta quarta-feira, os Estados Unidos disseram esperar alcançar um acordo de paz entre israelenses e palestinos antes da metade do próximo ano.

"Modificamos a nossa abordagem, mas ainda estamos focados no objetivo de um acordo dentro de um ano", afirmou à imprensa o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley. A diplomacia americana havia fixado em agosto passado o objetivo de alcançar um acordo no Oriente Médio no prazo de um ano.

"Acreditamos que ainda é possível", disse Crowley. "Obviamente, muito trabalho duro terá que ser feito, não será fácil, mas não mudamos o nosso objetivo", repetiu.

Apesar de na terça-feira, os EUA terem anunciado que estariam abandonando a ideia de exigir o congelamento da colonização israelense na Cisjordânia para retomar as negociações, Crowley reafirmou a oposição americana as colônias israelenses. "Nossa posição sobre a colonização não mudou e não mudará. Os Estados Unidos não aceitarão a legitimidade da continuação da colonização israelense e seguiremos expressando esta posição", afirmou o porta-voz.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: oriente médioisraelpalestinoseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG