Negociador israelense chega ao Cairo para fortalecer cessar-fogo em Gaza

Cairo, 22 jan (EFE).- O conselheiro do Ministério da Defesa de Israel, Amos Gilad, chegou hoje ao Cairo para se reunir com vários líderes egípcios com o objetivo de apoiar o cessar-fogo declarado na Faixa de Gaza por Israel e vários grupos palestinos liderados pelo Hamas.

EFE |

A visita de Amos Gilad, que durará algumas horas - segundo informação da agência de notícias "Mena" -, acontece algumas horas após Israel anunciar a retirada total de suas tropas da Faixa de Gaza após 22 dias de operações militares que começaram em 27 de dezembro.

No último domingo, Israel declarou um cessar-fogo unilateral em Gaza e várias horas após o Hamas anunciar uma interrupção das hostilidades pelo período de uma semana que termina no próximo domingo.

Israel, através da mediação egípcia, procura a obtenção de uma trégua de longa duração com o Hamas, assim como o fortalecimento da segurança na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito para evitar a entrada de armas no território palestino.

Já o Hamas exige a abertura dos postos fronteiriços da Faixa de Gaza, especialmente o de Rafah (entre Egito e Gaza), assim como a interrupção do bloqueio econômico que este território palestino sofre por Israel desde junho de 2007. EFE jfu/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG