Negociador da guerrilha de Uganda apresenta renúncia

Ri-Kwangba (Sudão), 11 abr (EFE).- O líder da equipe de negociadores da guerrilha ugandense, David Nyekorach-Matsanga, apresentou hoje sua renúncia e disse estar cansando de dizer mentiras ao mundo em nome do grupo rebelde que representa.

EFE |

Matsanga declarou à Agência Efe que Joseph Kony, chefe do Exército de Resistência do Senhor (LRA, em inglês), grupo rebelde que negocia um acordo de paz com o Governo, "não é sério neste processo", por isso não havia outra opção a não ser se desligar dessa função.

O LRA, considerado um dos grupos mais cruéis do continente, luta no norte de Uganda desde 1987 para, segundo alega, defender os interesses das comunidades indígenas.

Representantes do LRA e do Governo negociam um acordo de paz desde 14 de julho de 2006, e se esperava que o armistício final fosse assinado nos próximos dias, primeiro por Kony, em seu acampamento rebelde, e depois pelo presidente ugandense, Yoweri Museveni.

Mas a renúncia de Matsanga coloca um novo temor de que as conversas terminem em colapso, segundo fontes ligadas às negociações.

"Estou cansado de dizer mentiras ao mundo em nome do LRA", afirmou Matsanga em Ri-Kwangba, na fronteira entre Sudão e a República Democrática do Congo (RDC), onde se acreditava que Kony assinaria o armistício.

"Eu fui obrigado a mentir aos mediadores dizendo que Joseph Kony estava sendo sério neste processo. Mas, sinto muito, ele não está", acrescentou Matsanga.

As negociações estão sendo realizadas com a mediação do Governo autônomo do sul do Sudão. Quase todas as reuniões aconteceram na cidade de Juba, no sul sudanês.

Ontem, o principal mediador, o vice-presidente do Governo do sul do Sudão, Riek Machar, anunciou que Kony não tinha assinado o acordo final de paz, como estava previsto, porque estava pedindo mais tempo para fazer novas consultas.

A assinatura de Museveni era esperada para o dia 15 de abril. EFE fn/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG