Negociador da ANP pede que Egito continue esforços para obter trégua em Gaza

Cairo, 13 abr (EFE).- O negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, pediu hoje no Cairo que as autoridades egípcias continuem seus esforços para conseguir uma trégua global na Faixa de Gaza.

EFE |

"Pedimos hoje de novo que o Egito continue seus esforços para conseguir uma trégua multilateral e global, primeiro na Faixa de Gaza", disse Erekat em entrevista coletiva conjunta com o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa.

O negociador palestino também afirmou que, se as tropas israelenses decidirem lançar um "ataque sério contra a Faixa de Gaza, haverá uma verdadeira catástrofe humana, já que é uma região bastante povoada".

"Queremos trégua para proteger nossos irmãos" em Gaza, disse Erekat, que expressou sua confiança em que todas as facções palestinas cooperem com o Egito em seus esforços para acalmar a situação neste território palestino, sob domínio do movimento islâmico Hamas desde junho de 2007.

Quanto à disposição do grupo nacionalista Fatah em negociar uma trégua com o Hamas, Erekat reiterou que "o Hamas é um movimento palestino que cometeu um erro com seu golpe em Gaza, e pedimos que volte à legitimidade e coloque fim a isso".

"Nosso papel é proteger o povo palestino dos repetidos ataques (de Israel), e pedimos proteção internacional para este povo.

Pedimos e temos pedido ao Egito para nos ajudar a conseguir uma trégua em Gaza", acrescentou Erekat.

Durante sua visita ao Egito, o negociador palestino também se reuniu com o ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Ali Aboul Gheit, e com o chefe dos serviços secretos do país, Omar Suleiman. EFE hh/wr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG