Negociador americano visita Pyongyang para ultimar declaração nuclear

Seul - O responsável por assuntos coreanos do Departamento de Estado americano, Sung Kim, viajou hoje a Pyongyang para discutir a declaração completa do potencial nuclear do regime norte-coreano, informou a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

Kim, que chegou ontem a Seul, deve tratar de pôr fim ao assunto da declaração nuclear, que até agora impediu o avanço no processo para conseguir a desnuclearização total da Coréia do Norte.

Em outubro, a Coréia do Norte se comprometeu com Coréia do Sul, EUA, China, Japão e Rússia a desmantelar suas centrais e a declarar todos os seus programas nucleares em troca de ajudas energéticas e de outros incentivos políticos.

O prazo fixado terminou no dia 31 de dezembro de 2007, sem que acontecesse tal declaração, devido às divergências entre Pyongyang e Washington em torno da existência de um programa de enriquecimento de urânio.

Em abril, Sung Kim viajou a Pyongyang para se reunir com o principal negociador nuclear norte-coreano, Kim Kye-gwan, e a Coréia do Norte afirmou que foram alcançados avanços durante estas reuniões.

Um funcionário sul-coreano citado pela "Yonhap" manifestou seu desejo de que nesta viagem o assunto da declaração nuclear fique resolvido.

O negociador americano deve retornar no sábado a Seul para explicar às autoridades locais o resultado de sua viagem ao país comunista.

    Leia tudo sobre: coréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG