Negociações sobre novo tratado climático travam no G20

LONDRES - As diferenças entre os países ricos e os em desenvolvimento impediram, neste sábado, que os ministros das Finanças do G20 concordassem com medidas para fechar um novo tratado climático.

Redação com agências internacionais |

Países industrializados haviam pressionado para incluir o financiamento ao combate às mudanças climáticas na agenda da reunião. No entanto, encontraram resistência de países emergentes, incluindo a China, que temem que as propostas possam sufocar seu crescimento econômico, disse uma fonte do G20.

Um esboço de comunicado visto pela Reuters omitia qualquer referência a uma discussão dos planos dos países mais ricos de usar tanto o financiamento do setor privado quanto do público para reduzir as emissões de gás carbônico e mitigar os impactos da mudança climática.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em julho que os ministros das Finanças deveriam repercutir o financiamento climático em uma reunião entre 24 e 25 de setembro dos líderes do G20 na cidade norte-americana de Pittsburgh, levantando expectativas de um progresso neste fim de semana em Londres.

Recursos

Um esboço de documento preparado para a reunião do G20 , divulgado na sexta-feira, afirma que o mundo precisa "urgente e substancialmente" levantar fundos para combater as mudanças climáticas.

O grupo do G20 evitou fazer estimativas em dólar, citando em vez disso um estudo do Banco Mundial segundo o qual somente o mundo em desenvolvimento precisará de mais de US$ 100 bilhões de dólares por ano até 2030.

Os recursos para enfrentar as mudanças climáticas se dividem entre os necessários para reduzir as emissões dos gases estufa que alimentam o problema, e, de outro lado, aqueles necessários para preparar o mundo para enfrentar mais secas, enchentes e elevação dos mares. Os dois tipos são conhecidos respectivamente como mitigação e adaptação.

*Com informações da Reuters

Leia também:

Leia mais sobre mudança climática


    Leia tudo sobre: g20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG