TEERÃ - O Irã e as grandes potências se reunirão no dia 1º de outubro para negociar o pacote de propostas de Teerã sobre o tema nuclear, informou a imprensa iraniana.

"Durante uma conversa telefônica, Javier Solana, chefe da diplomacia europeia, e Said Khalili, secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional, decidiram que os representantes do Irã e do grupo 5+1 se reunirão no dia 1º de outubro para examinar o pacote de propostas iranianas", destaca a agência Irna. O local do encontro ainda não foi definido.

Direitos nucleares

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, voltou a afirmar no domingo que o Irã está disposto a conversar com as grandes potências sobre o dossiê nuclear, mas que não vai negociar os direitos do Irã à tecnologia nuclear.

"A tecnologia nuclear pacífica é um direito legal e definitivo da nação iraniana, e o Irã não negociará com ninguém seus direitos inalienáveis", declarou Ahmadinejad ao receber o embaixador britânico Simon Gass, que lhe entregou suas credenciais.

"Mas estamos dispostos a debater sobre cooperação internacional para resolver os problemas econômicos e de segurança no mundo. Esperamos que esses problemas não sejam resolvidos sem a participação de todos", acrescentou, citado pela agência Fars.

Leia mais sobre Irã

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.