Negociação sobre fim do visto não está na agenda oficial de Obama

Por regra de reciprocidade, burocracia exigida pelos viajantes brasileiros aos EUA também é exigida dos americanos que chegam

Danilo Fariello, iG Brasília |

O governo americano não tem oficialmente a expectativa de dialogar sobre o fim da exigência do visto para viagens entre os países, durante visita do presidente Barack Obama ao Brasil. Em conferência com jornalistas por telefone hoje, o secretário de Estado adjunto para assuntos do hemisfério ocidental, Arturo Valenzuela, declarou que o tema não está na agenda.

O visto é exigido do governo americano para viajantes brasileiros ao país. Pela regra da reciprocidade, o governo brasileiro também exige dos turistas que vêm dos EUA a mesma burocracia para visitas. Apesar de não estar programada a conversa sobre o tema, Valenzuela afirmou, porém, que esse assunto é “uma discussão constante” entre os países.

A retirada da exigência do visto também é tema de discussão entre empresários brasileiros e americanos no Forum de CEOs, que ocorre a partir de amanhã em Brasília. No fórum, grandes executivos dos dois países vão dialogar sobre temas relevantes aos negócios entre Brasil e EUA.

    Leia tudo sobre: vistoobamavalenzuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG