Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Negociação adia sessão do Parlamento iraquiano sobre acordo com EUA

Bagdá, 27 nov (EFE).- A negociações de última hora entre os grupos políticos iraquianos para conseguir um consenso sobre o pacto de segurança com os Estados Unidos adiaram em algumas horas a sessão de hoje no Parlamento, onde, a princípio, está prevista a votação do acordo.

EFE |

O vice-presidente do Parlamento, Khaled al-Attiyah, anunciou que a sessão acontecerá às 15h (10h de Brasília), em vez de às 10h (5h de Brasília), como estava programada, segundo o canal de televisão "Al-Iraquiya".

Embora esteja prevista para hoje, fontes parlamentares disseram à Agência Efe que é possível que a votação do acordo não ocorra, por causa das divergências entre os políticos iraquianos sobre as exigências de alguns blocos parlamentares, que condicionam a aprovação do pacto ao cumprimento destas demandas.

O acordo, negociado por Washington e Bagdá desde março, deve regulamentar o marco legal que amparará os cerca de 150 mil soldados americanos presentes no Iraque depois do fim do mandato dado pela ONU.

Durante os últimos dias, os diferentes grupos políticos debateram o texto no Parlamento, que encontrou uma grande oposição por parte de deputados xiitas do Bloco Sadr, que consideram que o acordo é um processo de venda do Iraque.

Além disso, o principal grupo sunita, a Frente do Consenso Iraquiano (FCI), exige um plebiscito popular sobre o acordo ou garantias de que a parte americana se compromete a uma melhora da situação no país árabe. EFE am/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG