Navios europeus realizarão exercícios junto à Marinha brasileira no Atlântico

Madri, 17 abr (EFE).- Cinco navios provenientes da Espanha, França e Reino Unido iniciaram seu desdobramento para desenvolver o exercício naval multinacional Espabras-08 junto à marinha brasileira em águas do Atlântico Sul, informou hoje a Marinha espanhola.

EFE |

A força multinacional européia partirá este fim de semana em direção ao Brasil e, após uma escala no Rio de Janeiro, iniciará um exercício naval com a Marinha brasileira na região de Itaoca, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 12 de maio.

O agrupamento naval internacional, composto também por forças de desembarque espanholas e portuguesas, é comandado pela Armada espanhola, concretamente pelo contra-almirante Santiago Bolíbar Piñeiro, e durará até 4 de junho.

Por parte espanhola participam a embarcação de assalto anfíbio "Galícia", a embarcação de abastecimento de combate "Patiño" e a fragata "Navarra".

Além disso, fazem parte da operação aviões Harrier e helicópteros, assim como um batalhão de desembarque, a bordo dos navios anfíbios, composto por 250 infantes da Brigada de Infantaria da Marinha do Tercio da Armada e uma centena de "fuzileiros navais" da Marinha portuguesa.

Por parte da França participa a fragata "Aconit" e por parte britânica a embarcação anfíbia "Mounts Bay".

Na primeira fase da travessia, também está prevista a participação da fragata "Álvaro de Bazán" e do porta-aviões "Príncipe de Astúrias", ambos espanhóis.

O "Espabras 08" finalizará no dia 4 de junho com a chegada dos navios na base naval de Rota (sul da península Ibérica). EFE aam/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG