Juan Sebastián Elcano chega ao Rio de Janeiro - Mundo - iG" /

Navio-escola espanhol Juan Sebastián Elcano chega ao Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 3 fev (EFE).- O navio-escola Juan Sebastián Elcano, da Marinha espanhola, chegou hoje ao Rio de Janeiro, na primeira escala na América do Sul em seu 81º cruzeiro de instrução e para participar da regata Velas América do Sul 2010, como parte das celebrações dos bicentenários dos países latino-americanos.

EFE |

Na manhã de hoje, o "Elcano" atracou no píer da Praça Mauá, no centro de Rio e permanecerá no porto até o próximo domingo, dia em que começará a regata, que terá a participação de navios de Marinhas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela.

A embarcação espanhola, sob o comando do capitão de navio Manuel de la Puente Mora-Figueroa, zarpou em 3 de janeiro do porto de Cádiz com 235 tripulantes, entre oficiais e marinheiros, entre eles um oficial da Real Marinha Britânica e um integrante da marinha tailandesa.

Em sua travessia em direção ao Rio de Janeiro, o navio atracou em Las Palmas de Gran Canaria e depois fará paradas nos portos de Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Punta Arenas e Valparaíso (Chile), Callao (Peru), Guayaquil (Equador), Charleston e Boston (EUA) e Marín (Espanha), para retornar a Cádiz.

O cruzeiro de instrução tem como objetivo formar no mar os futuros oficiais da Marinha que durante a travessia adquirirão conhecimentos práticos.

Construído nos estaleiros espanhóis de Cádiz, a embarcação foi entregue à Marinha espanhola em 29 de fevereiro de 1928.

De amanhã e até no próximo sábado, o "Juan Sebastián Elcano" estará aberto ao público, da mesma forma que os demais navios escola participantes da regata, que chegaram a Rio no domingo passado.

A regata cruzará o Estreito de Magalhães e o Canal do Panamá e concluirá o próximo 23 de junho no porto mexicano de Veracruz. EFE joc/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG