Navio desaparecido no Atlântico é encontrado perto de Cabo Verde

LISBOA (Reuters) - O navio mercante Arctic Sea, que estava desaparecido há mais de uma semana, está em águas internacionais na costa atlântica da África, informaram a agência de notícias Lusa e um porta-voz da Marinha francesa nesta sexta-feira. Citando o diretor de Defesa de Cabo Verde, Pedro Reis, a Lusa publicou que o navio está ao norte de Cabo Verde.

Reuters |

"O navio está a uma distância de 400 milhas náuticas ao norte de São Vicente, fora da zona econômica exclusiva de Cabo Verde", disse Reis, segundo a Lusa. A agência não deu mais detalhes. São Vicente é uma das ilhas de Cabo Verde.

O desaparecimento do navio preocupou autoridades na Europa e no norte da África, e Moscou mandou navios de guerra para encontrá-lo. Se ele estiver mesmo ao norte de Cabo Verde, isso apoiaria os relatos anteriores de que ele se dirigia ao Atlântico.

O major Antonio Monteiro, da guarda costeira de Cabo Verde, disse à Reuters que não poderia confirmar se a embarcação passou ao norte do arquipélago.

Um porta-voz da Marinha da França disse à Reuters que a inteligência nacional tem informações que sugerem que um navio com características semelhantes ao Arctic Sea está ao norte de Cabo Verde. A informação foi repassada a Rússia e Malta.

"Hoje mais cedo, a inteligência francesa descobriu que há um navio no Atlântico Sul, na altura (de latitude) do Brasil, que pode bater com a descrição do Arctic Sea", disse à Reuters o capitão Jerome Baroe, em Paris.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG