Navio de Hong Kong é capturado por piratas somalis

PEQUIM - Um navio de Hong Kong que levava trigo para o Irã foi capturado na terça-feira, no golfo de Áden, por piratas somalis, disseram autoridades do setor marítimo. Esse é a mais recente ação do tipo a ocorrer nas perigosas águas do Chifre da África.

Reuters |


O Delight, com 25 tripulantes a bordo, caiu nas mãos de piratas perto da costa do Iêmen, por volta das 4h (horário de Brasília), e navega agora rumo à Somália, afirmou à Reuters, por telefone, uma autoridade do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo de Hong Kong.

"Sabemos que o barco está indo para algum lugar da Somália", disse a autoridade, que não quis ter a sua identidade revelada.

"Estamos em contato com a empresa de seguro que, por sua vez, está em contato com o navio", acrescentou, ressaltando não ter conhecimento da exigência de um resgate ou de qualquer outro benefício.

A ação ocorreu depois de um grande navio-tanque com uma carga de petróleo avaliada em US$ 100 milhões ter sido capturado por piratas somalis no oceano Índico, no fim de semana, colocando em dúvida os esforços feitos pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pela União Européia (UE) para controlar a pirataria em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

Usando grandes "navios-mãe" para aumentar seu raio de ação, piratas fortemente armados, a bordo de lanchas, costumam encostar em um dos lados do navio alvo e disparar com armas de fogo ou granadas lançadas por foguete perto da ponte de comando se o capitão tenta escapar.

Os proprietários das embarcações negociam o pagamento de resgate na maior parte dos casos e os tripulantes costumam sair ilesos. Mas o risco maior significa uma disparada no preço do seguro.

O Delight, carregado com 36 mil toneladas de trigo, foi o terceiro navio de bandeira de Hong Kong a ser capturado na área recentemente. Um deles já foi liberado e o outro continua sob o poder de piratas.

    Leia tudo sobre: piratas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG