Navio de guerra dos EUA atravessa estreitos turcos com ajuda para a Geórgia

Um navio de guerra dos Estados Unidos com ajuda humanitária destinada à Georgia atravessou hoje os estreitos turcos de Dardanelos e Bósforo, e está prestes a entrar no mar Negro, constatou um fotógrafo da AFP.

AFP |

O USS Mc Faul, um destróier de 154 metros de comprimento, zarpou na noite de quarta-feira de Creta (Grécia) transpondo pela manhã os Dardanelos, entre os mares Mediterrâneo e de Mármara. Posteriormente passou também pelo estreito de Bósforo.

O USS Mc Faul deve em alguns dias chegar ao porto georgiano de Poti.

O departamento de Estado americano anunciou quarta-feira que a Turquia deu sinal verde à passagem de embarcações americanas com ajuda humanitária destinada à Geórgia pelo mar Negro.

Essa ajuda - milhares de cobertores, alimentos para bebês e medicamentos - será levada a partir de Poti, por estrada, através de um corredor humanitário, até Gori, no leste da Geórgia.

O envio de um navio de guerra ao mar Negro em missão humanitária é a primeira missão dos Estados Unidos desse tipo desde o início do conflito entre Rússia e Geórgia, no dia 7 de agosto.

Única via de acesso ao mar Negro, Bósforo e Dardanelos são os estreitos mais navegáveis do mundo.

nc/cll/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG