Navio da VI Frota americana chega a Geórgia e Rússia protesta

O flagship (capitânia) da VI Frota da Marinha americana, o USS Mount Whitney, com ajuda humanitária a bordo, chegou nesta sexta-feira ao porto georgiano de Poti, perto do qual estão mobilizadas tropas russas, sob os protestos de Moscou.

AFP |

"Posso confirmar que chegou a Poti. As manobras de ancoragem estão em curso", afirmou uma fonte da Marinha americana que pediu para não ser identificada.

O "USS Mount Whitney" é o último dos três navios enviados por Washington para entregar cobertores, produtos higiênicos e alimentos infantis, principalmente, a Geórgia em conseqüência do conflito entre Moscou e Tbilisi.

A Rússia afirmou que a atitude pode infringir as convenções internacionais e questionou a finalidade declarada de levar ajuda humanitária.

"Existe a questão de se a entrada do 'USS Mount Whitney' no Mar Negro está de acordo com a Convenção de Montreaux de 1936", afirmou o porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Andrei Nesterenko, em referência a um acordo internacional que limita os deslocamentos navais na região.

Nesterenko descreveu o "USS Mount Whitney" como o "navio mais sofisticado de sua categoria dentro da Marinha dos Estados Unidos".

sjw-bfi/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG