Navio com ajuda humanitária sai do Chipre rumo a Gaza

Larnaca (Chipre), 12 jan (EFE).- Uma embarcação do movimento pacifista Free Gaza zarpou hoje do porto cipriota de Larnaca, em uma tentativa de levar ajuda humanitária à população palestina, informou à Agência Efe o senador espanhol Joan Josep Nuet, que participa desta viagem.

EFE |

O navio zarpou às 15h (11h de Brasília) e deve chegar à Faixa de Gaza após uma travessia de 13 horas.

"Não podemos ficar observando o massacre, é preciso fazer alguma coisa, todos podemos fazer algo" disse o senador à Agência Efe pouco antes da saída, ao explicar sua participação nesta viagem.

Além disso, acrescentou que "a população civil internacional pode mostrar sua rejeição ao Governo de Israel através das manifestações, pressionando suas próprias autoridades políticas, tanto locais quanto nacionais, para que participem do assunto".

Apesar dos riscos da viagem, os integrantes estão decididos a cumprir seu objetivo e chegar a Gaza para entregar as 200 caixas de alimentos, remédios e material cirúrgico solicitado pelos médicos em Gaza, disse o político espanhol.

Em 30 de dezembro, a Marinha israelense já havia bloqueado uma primeira tentativa de entrega de três toneladas de remédios.

Nesse incidente, navios de guerra de Israel interceptaram em águas internacionais o navio "Dignity", enviado pela Free Gaza, que ficou danificado na operação e teve que retornar ao Líbano.

Nuet faz parte de um grupo de 35 pessoas, entre os quais estão outros cinco parlamentares da Grécia, Chipre, Bélgica e Itália. EFE fl-as/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG