Nave Soyuz chega à ISS

A nave espacial russa Soyuz chegou nesta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), levando três astronautas - japonês, americano e russo- a bordo, informou o centro russo de controle de voos espaciais (TSUP).

AFP |

"Tudo ocorreu como o previsto, de forma automática", às 01H48 de Moscou (20H48 Brasília), assinalou um responsável do centro, citado pela agência Interfax.

O foguete havia decolado na segunda-feira do cosmódromo de Baikonur (Kazaquistão), às 03H52 local (19H52 domingo), no primeiro lançamento tripulado noturno e no inverno.

A tripulação é formada pelo russo Oleg Kotov, o americano Timothy Creamer e o japonês Soichi Noguchi. Sua missão é prosseguir com os trabalhos de alta tecnologia a bordo da ISS.

Os três permanecerão na ISS durante seis meses, realizando cerca de 40 experiências científicas, além de participar da montagem do novo módulo espacial russo.

O trio substituirá a atual tripulação, composta pelo belga Frank De Winne, o canadense Robert Thirsk e o russo Roman Romanenko.

mp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG