Nave espacial russa aterrissa com dois astronautas a bordo

A nave Soyuz trazendo o astronauta americano Jeffrey Williams e o cosmonauta russo Maxim Souraiev, da Estação Espacial Internacional (ISS), aterrissou nesta quinta-feira no Cazaquistão, indicou o Centro russo de Controle de Voos (Tsoup).

iG São Paulo |

A aeronave efetuou uma "aterrissagem suave" na zona estabelecida, próximo à cidade de Arkalyk (oeste do Cazaquistão) às 11h25 GMT (08h25 de Brasília), indicou o Tsoup em um comunicado.


A nave Soyuz aterrissou no Cazaquistão nesta
quinta-feira (Imagem/Nasa)


Todas as operações se desenvolveram sem problemas e "os cosmonautas estão bem", acrescentou o Tsoup.

É a primeira vez nos quase dez anos de história da plataforma orbital tripulada que um dos módulos da Soyuz retorna vazio. Ele foi reservado para transportar contêineres com resultados das pesquisas científicas.

Os dois astronautas estavam a bordo da ISS há seis meses. Eles haviam decolado no dia 30 de setembro, acompanhados do milionário canadense Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil. Este retornou à Terra após alguns dias. Foi a primeira viagem do cosmonauta russo e a terceira do astronauta americano.

Durante a permanência na ISS, eles receberam dois cargueiros "Progress", duas naves e participaram das manobras de desencaixe e reencaixe da mesma nave em que retornaram à Terra. O cosmonauta russo também realizou uma saída ao espaço junto com o colega Oleg Kotov.

Nos seis meses na plataforma orbital, o cosmonauta russo publicou 100 posts em seu blog no site da agência espacial russa Roscosmos. Surayev narrou a vida a bordo da plataforma e respondeu a perguntas dos leitores.

O comandante russo Oleg Kotov, o engenheiro de bordo japonês Soichi Noguchi e o astronauta da Nasa T.J. Creamer permaneceram na Estação Espacial.

Um novo trio de astronautas - Alexander Skvortsov, Tracy Caldwell Dyson and Mikhail Kornienko - será enviado à estação. A nova expedição será lançada em 2 de abril e deve acoplar à ISS no dia 4 do mesmo mês.

(Com informações da AFP e EFE)


Leia mais sobre: ISS

    Leia tudo sobre: estação espacialisssoyuz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG