Nave Atlantis inicia missão de manutenção do telescópio Hubble

WASHINGTON - Com sete passageiros, a nave Atlantis partiu nesta segunda-feira do Centro Espacial Kennedy para uma missão de onze dias para fazer manutenção no telescópio Hubble.

Redação com agências internacionais |

AP
Atlantis é lançada
Atlantis é lançada

A nova missão da Nasa, que será levada ao espaço em um ônibus espacial Atlantis, tem o objetivo de aumentar a potência do telescópio, colocado em órbita em 1990, e prolongar o seu funcionamento pelo menos até 2014.

Sete astronautas participam da missão de onze dias, que deverá incluir cinco caminhadas pelo espaço. O ônibus espacial deverá se aproximar do Hubble, agarrar o telescópio com seu braço robótico e trazê-lo para uma plataforma de onde os astronautas poderão trabalhar.

Os demais reparos incluem a substituição de giroscópios, baterias e uma unidade que armazena e transmite dados para a Terra.

"Nossa carga de trabalho será muito grande", disse Grunsfeld. "Não vai haver tempo para dar uma respirada e olhar em volta.  Depois que o trabalho no Hubble estiver terminado, a Atlantis vai fazer com que o telescópio atinja uma altitude maior para garantir que ele aguente o puxão da gravidade da Terra pelo restante de sua vida útil."

A Nasa planeja lançar por volta de 2014 o telescópio James Webb, para suceder ao Hubble. Seu principal objetivo será buscar as primeiras galáxias e objetos luminosos formados depois do Big Bang e determinar como as galáxias evoluíram de sua formação até agora.

(Com informações da EFE e da BBC)

Leia mais sobre Hubble

    Leia tudo sobre: hubble

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG