Naufrágio mata 40 pessoas no Vietnã

Pelo menos 40 pessoas morreram afogadas em um rio do Vietnã neste domingo, após o naufrágio de um ferry lotado que seguia para um mercado por ocasião do Ano Novo lunar.

AFP |

A corrente era forte e os ventos muito violentos quando a barcaça de madeira afundou, a apenas 20 metros da margem do rio Gianh.

A tragédia foi provocada pelo movimento dos passageiros em direção à saída antes que embarcação chegasse ao porto, informou Luong Ngoc Binh, líder do Partido Comunista na província de Quang Binh, região central do país.

"Havia mais de 80 pessoas no ferry", afirmou, antes de explicar que a barcaça tinha licença para apenas 20 passageiros.

"Recuperamos 40 corpos e continuaremos trabalhando até que tenhamos encontrado o último. Trinta e seis pessoas foram resgatadas".

"Mobilizamos soldados, pescadores e qualquer um que tenha experiência no rio, para que se juntem aos trabalhos de resgate", disse Binh.

O acidente aconteceu às 8H00 (23H00 de Brasília, sábado), quando os passageiros seguiam para um mercado na véspera do Ano Novo lunar, o Tet, a maior festa do Vietnã, durante a qual as famílias se reúnem para um jantar tradicional e para fazer preces de boa sorte para o ano que começa.

"Os passageiros não obedeceram e avançaram para fazer as compras do Tet. Este foi o motivo do acidente", afirmou Binh.

"As ondas no rio eram altas, o vento era forte e fazia frio", acrescentou.

O capitão do ferry foi detido porque a embarcação estava sobrecarregada de passageiros.

na-tmh-fz/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG