Cinco dos 25 tripulantes da embarcação panamenha já foram resgatados após incidente no Oceano Pacífico

Pelo menos uma pessoa morreu no naufrágio de um navio de bandeira panamenha na costa sul do Japão. A embarcação Nasco Diamond levava 25 tripulantes e cinco já foram resgatados. Outros 20 são procurados pelas equipes de resgate.

As circunstâncias do naufrágio ainda não são claras. Na manhã de quarta-feira, as autoridades marítimas de Taiwan informaram à Guarda Costeira japonesa que o navio havia desaparecido no Oceano Pacífico, 340 quilômetros ao sul da ilha japonesa de Iriomote.

Trabalhador chinês é resgatado pela Guarda Costeira japonesa após naugráfio de navio no Oceano Pacífico
AFP
Trabalhador chinês é resgatado pela Guarda Costeira japonesa após naugráfio de navio no Oceano Pacífico

No momento do incidente, segundo a Guarda Costeira, as condições climáticas eram boas. Um dos sobreviventes contou que "de repente, a água do mar inundou a sala de máquinas" da embarcação.

Caixotes vazios, manchas de óleo e um bote salva-vidas foram vistas próximo ao local do resgate, mas ainda não há notícia sobre onde está a embarcação.

O "Nasco Diamond", mercante de 17 mil toneladas, havia zarpado da Indonésia no dia 4 de novembro com destino à China, levando uma carga de níquel.

Em setembro, as relações entre China e Japão foram abaladas por causa de uma colisão entre um barco pesqueiro chinês e navios de patrulha do Japão, perto de ilhas disputadas entre ambos os países no mar do Leste da China.

Com Reuters e AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.