Nasa renuncia à primeira janela de aterrissagem do Atlantis

A Nasa renunciou à aterrissagem nesta sexta-feira às 10H00 locais do ônibus espacial Atlantis devido ao mau tempo no Centro espacial Kennedy de Cabo Canaveral, aguardando uma segunda janela às 11H39 (12H39 de Brasília).

AFP |

Em um comunicado, a agência espacial americana explicou que as más condições meteorológicas na Flórida (sudeste dos EUA) obrigavam-na a anular a primeira tentativa de aterrissagem.

O ônibus espacial Atlantis, lançada em 11 de maio com sete astronautas para uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble, tem autonomia suficiente para continuar em órbita até segunda-feira.

A Nasa não prevê por enquanto autorizar o pouso na base californiana de Edwards (oeste). Um procedimento complicado e custoso obrigaria em seguida a repatriar o Atlantis para Cabo Canaveral em um Boeing 747.

O céu estava coberto em Cabo Canaveral, com ventos fortes e chuvas intermitentes que poderiam complicar as manobras de aterrissagem. O risco de tempestade na região foi também um motivo do cancelamento da volta à Terra.

bar/fka/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG