A Nasa renunciou à aterrissagem nesta sexta-feira às 10H00 locais do ônibus espacial Atlantis devido ao mau tempo no Centro espacial Kennedy de Cabo Canaveral, aguardando uma segunda janela às 11H39 (12H39 de Brasília).

Em um comunicado, a agência espacial americana explicou que as más condições meteorológicas na Flórida (sudeste dos EUA) obrigavam-na a anular a primeira tentativa de aterrissagem.

O ônibus espacial Atlantis, lançada em 11 de maio com sete astronautas para uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble, tem autonomia suficiente para continuar em órbita até segunda-feira.

A Nasa não prevê por enquanto autorizar o pouso na base californiana de Edwards (oeste). Um procedimento complicado e custoso obrigaria em seguida a repatriar o Atlantis para Cabo Canaveral em um Boeing 747.

O céu estava coberto em Cabo Canaveral, com ventos fortes e chuvas intermitentes que poderiam complicar as manobras de aterrissagem. O risco de tempestade na região foi também um motivo do cancelamento da volta à Terra.

bar/fka/lm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.