Nasa quer levar nomes ao espaço em missão científica

Washington - A Nasa iniciou hoje um projeto para enviar o nome de cidadãos comuns na carga de um satélite cuja missão será estudar os efeitos das partículas na atmosfera e a influência do Sol no clima terrestre.

EFE |

Os participantes receberão um certificado da Nasa e seu nome será gravado em um microprocessador que fará parte da equipe do satélite "Glory", disse a agência espacial americana em comunicado.

Os interessados em deixar seu nome girando na órbita terrestre durante os próximos anos devem acessar o site "Send Your Name Around the Earth" (http://polls.nasa.gov/utilities/sendtospace/jsp/sendName.jsp).

O prazo para enviar os nomes termina no dia 1° de novembro deste ano, segundo o comunicado da Nasa.

O satélite "Glory" partirá ao espaço em junho de 2009 e fará parte de um projeto da Nasa formado por satélites de observação que completam cada órbita terrestre a cada 100 minutos.

Os instrumentos da nave permitirão que os cientistas meçam de maneira mais precisa as partículas espaciais chamadas "aerossóis", que são similares às que se encontram na atmosfera, como as de pó e poluição.

"Sem dúvida, os gases estufa são a origem da mudança climática", disse Michael Mishchenko, cientista do projeto no Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa, em Nova York.

"No entanto, os efeitos dos aerossóis são a maior incerteza climática do presente", acrescentou.

Leia mais sobre: Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG