Nasa lança satélite para analisar níveis dos oceanos

Washington, 20 jun (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) pôs hoje em órbita o satélite Jason-2, um projeto conjunto com a agência espacial da França para um estudo do nível dos oceanos, um indicador importante para uma análise dos efeitos da mudança climática.

EFE |

De acordo com a Nasa, um foguete Delta II com o satélite da Jason-2 partiu hoje da base Vandenberg da Força Aérea americana, na Califórnia.

Passados 50 minutos após o lançamento, o Jason-2 se separou da segunda parte do foguete e desdobrou seus painéis solares.

No centro de controle da missão foram recebidos os sinais de comunicação da cápsula e, segundo a Nasa, os relatórios iniciais de telemetria indicam que o dispositivo funciona bem.

"As medições dos níveis marítimos feitas do espaço alcançaram sua maioridade", disse Michael Freilich, diretor da divisão de ciências da terra na Nasa.

"As medições de alta precisão desta missão melhorarão nosso conhecimento sobre as mudanças globais e regionais nos níveis dos mares e nos permitirão previsões mais precisas das condições meteorológicas, da saúde dos oceanos e do clima", comentou Ferilich.

EFE jab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG