Nasa lança duas sondas para preparar a volta dos EUA à Lua

A Nasa planeja lançar esta semana duas sondas lunares em busca de água, locais de alunissagem e múltiplos dados científicos para preparar a volta dos americanos à Lua, onde foram os primeiros a pousar em 1969 e os últimos a repetir o feito em 1972.

AFP |

A agência espacial americana analisa o reenvio de astronautas ao único satélite natural da Terra até 2020, dentro do projeto de exploração lançado em 2004 pelo ex-presidente George W. Bush.

Trata-se da primeira etapa para preparar missões de exploração habitada para Marte e para o conjunto do Sistema Solar.

O presidente Barack Obama decidiu examinar este programa batizado Constellation, mas sem questionar até agora seus grandes objetivos.

A sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) constitui junto com sua companheira LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) a primeira missão preparatória desse ambicioso projeto.

Os principais objetivos da sonda LRO serão, durante uma missão de 12 meses, cartografar a superfície lunar com um grau de precisão sem precedentes, detectar possíveis locais de alunissagem, buscar a presença de gelo em crateras que permanecem sempre na escuridão e obter outros dados precisos do solo e das radiações cósmicas.

A sonda LCROSS, colocada a bordo do mesmo foguete Atlas V, tem uma missão muito específica de buscar água numa cratera próximo ao pólo sul, onde emissões de hidrogênio detectadas prevamente podem assinalar a presença de gelo.

As duas sondas deveriam ser lançadas em 17 de junho da base aérea de Cabo Cañaveral, mas, depois do cancelamento do lançamento do ônibus Endeavour no sábado por um vazamento de hidrogênio, a Nasa pegou essa data para realizar uma nova tentativa de decolagem e adiou o lançamento do Atlas V.

js/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG