Nasa lança documentário em 3D sobre o telescópio Hubble

Narrado pelo ator Leonardo DiCaprio, o documentário mostra imagens registradas pelo telescópio Hubble e detalhes sobre sua última missão de atualização. O filme chegou aos cinemas na última sexta-feira (19).

iG São Paulo |

As câmeras IMAX 3D foram lançadas com a nave Atlantis em 11 de maio de 2009, durante a missão STS-125, enviada para fazer alguns reparos no telescópio. Os astronautas usaram as câmeras para documentar a missão e cinco caminhadas espaciais. As imagens registradas pela equipe serão combinadas com os registros incríveis de outras galáxias feitos pelo Hubble.


Imagem captada pelo Hubble mostra uma região de formação de estrelas,
também chamada de berçário (Imagem/Nasa)


A tripulação da Atlantis - comandante Scott Altman, piloto Gregory C. Johnson e os especialistas Andrew Feustel, Michael Good, John Grunsfeld, Mike Massimino and Megan McArthur - é a quinta equipe a voar até o Hubble e fazer os reparos e atualizações necessárias no equipamento.

"Essa é uma viagem nas estrelas", afirma o diretor e produtor do filme, Toni Myers. "Vocês estão lá fora, passeando no espaço. O telescópio Hubble acumulou um número incrível de dados de grandes distâncias do universo, o nascimento de sistemas solares e a descoberta de galáxias além da nossa própria. Esses dados foram transformados em voos tridimensionais, de uma maneira que as pessoas nunca tinham imaginado".

O Hubble 3D revela o universo de forma inédita, permitindo que os espectadores explorem a grandeza de nebulosas e galáxias, o nascimento e a morte de uma estrelas, e alguns dos maiores mistérios do cosmos.

O filme é uma parceria da Nasa, IMAX Corporation e a Warner Bros. Pictures.

Veja também:


Leia mais sobre: Hubble

    Leia tudo sobre: hubblenasatelescópio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG