Nasa faz nova tentativa para reativar telescópio Hubble

A Nasa retomou suas tentativas, nesta quinta-feira, de reativar o telescópio espacial Hubble, acionando o sistema auxiliar, após os problemas técnicos ocorridos no final de setembro, que impediram a coleta e transmissão de imagens e dados, informou um responsável pelo programa.

AFP |

Os instrumentos científicos do Hubble foram colocados automaticamente fora de serviço em 27 de setembro, devido a uma importante avaria técnica, que levou a Nasa a reprogramar o sistema auxiliar, o lado B, que nunca foi utilizado desde o lançamento do telescópio, em 1990.

Na última quarta-feira, a agência espacial americana começou uma série de procedimentos para ativar o lado B, com o objetivo de transferir todas as operações do computador do Hubble.

Duas falhas, hoje atribuídas a um mau funcionamento elétrico, bloquearam, porém, a continuação desses procedimentos, deixando o computador do telescópio, de novo, fora de serviço.

Nesta quinta, os engenheiros da Nasa reativaram a computador do Hubble, na expectativa de que ao final de mais de 24 horas de diferentes procedimentos, o sistema operacional B permita, novamente, o funcionamento normal dos instrumentos do telescópio e a transmissão de dados e imagens do solo.

"Se o computador continuar a funcionar normalmente, as atividades científicas recomeçarão neste fim de semana", seguidas, na próxima semana, da transferência dos dados e das imagens do solo, informou o responsável pelo Hubble, Art Whipple, em uma teleconferência.

js/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG