Nasa e agência europeia iniciam estudos para missão a Júpiter e Saturno

Washington, 18 fev (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) e a Agência Espacial Europeia (ESA) reafirmaram sua decisão de iniciar estudos para enviar uma missão conjunta a Júpiter e às principais luas desse planeta, informou hoje uma fonte oficial.

EFE |

O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, em inglês), organismo da agência espacial americana, acrescentou em comunicado que ambas as entidades também analisam a possibilidade de enviar outra missão de estudo a Titã e Encélado, as duas maiores luas de Saturno.

O órgão acrescentou que a decisão foi tomada durante uma reunião mantida em Washington na semana passada por representantes das duas agências espaciais.

"As missões propostas são empresas ambiciosas que abrirão o caminho para a futura investigação científico-planetária", disse o JPL.

O Laboratório explicou que, em última instância, essas missões poderiam responder a dúvidas sobre a formação do sistema solar e a existência de vida em alguma outra parte do universo.

O JPL informou que os projetos, chamados Missão ao Sistema Europa-Júpiter e Missão ao Sistema Titã-Saturno, são resultado de uma fusão dos conceitos de as agências espaciais.

"A decisão representa uma situação de ganho para todas as partes envolvidas", afirmou Ed Weiler, administrador adjunto do Diretório de Missões Científicas da Nasa.

No entanto, o comunicado advertiu de que os organismos deverão adotar uma série de medidas prévias e fazer estudos antes de iniciar os projetos de maneira oficial.

De acordo com os planos preliminares, a Missão ao Sistema Europa-Júpiter utilizará dois orbitadores robóticos (não tripulados) com os quais serão feitos os primeiros estudos sobre esse gigantesco planeta gasoso e sobre as luas Europa, Ganimedes e Calisto.

As duas naves partiriam em 2020 a partir de diferentes pontos de lançamento e chegariam ao sistema de Júpiter em 2026 para realizar observações científicas durante três anos. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG