A Nasa autorizou nesta segunda-feira o abastecimento do tanque externo do ônibus espacial Discovery para seu lançamento nas primeiras horas desta terça-feira, em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), informou um porta-voz do Centro Espacial Kennedy.

O abastecimento começou às 16H11 local (17H11 Brasília) de hoje, diante de 80% de probabilidade de condições meteorológicas favoráveis para a decolagem.

O lançamento do Discovery, com sete astronautas a bordo, está previsto para a 01H36 local desta terça (02H36 Brasília) da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral (Flórida).

São abastecidos com hidrogênio e oxigênio líquido os três motores criogênicos do ônibus espacial, que durante os dois primeiros minutos garantirão 80% do impulso, antes de serem descartados e caírem no oceano.

A missão do Discovery, de 13 dias, tem por objetivo entregar alimentos e materiais à ISS, além de transportar um novo alojamento, uma esteira de exercícios e equipamento para estudos científicos.

O diretor de lançamento, Pete Nickolenko, precisou que a Nasa tem quatro janelas de lançamento para o Discovery, entre 25 e 30 de agosto.

Este será o quarto voo do Discovery em 2009, de cinco previstos. É ainda o voo 128 de um ônibus espacial e o 30º destinado à construção da ISS.

Após esta missão, serão realizados apenas mais seis voos de ônibus espacial antes da retirada das três naves (Endeavour, Discovery e Atlantis) de operação, em setembro de 2010.

O Discovery levará à ISS a astronauta americana Nicole Stott, que substituirá na Estação Espacial seu compatriota Tim Kopra, que voltará à Terra.

js/LR/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.