Phoenix deixará de funcionar em Marte - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Nasa confirma que sonda Phoenix deixará de funcionar em Marte

Washington, 5 nov (EFE).- A sonda Phoenix deixará de funcionar em breve, após reunir nos últimos cinco meses dados científicos na superfície de Marte, confirmaram hoje fontes da Nasa (agência espacial americana).

EFE |

"Qualquer dia agora poderia ser o último. Trataremos de obter informação científica nos dias que nos restam", disse Garry Goldstein, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa.

A "Phoenix" transmitiu informação científica à Terra por meio dos orbitadores do planeta, que servem de enlace desde o último dia 30.

No entanto, informações recebidas durante o fim de semana indicam que sua potência se enfraquece a cada entardecer marciano, como resultado do inverno iminente sobre a zona das planícies do hemisfério norte onde a nave aterrissou em 25 de maio último.

Além disso, as tempestades de pó no planeta, que tiveram início na semana passada, cobriram parcialmente seus painéis solares, o que reduziu ainda mais sua capacidade de produzir energia.

"Isso é exatamente o que esperávamos para a etapa final da missão, embora as tempestades de pó tenham ocorrido várias semanas antes do previsto", disse Goldstein.

Apesar de terem perdido as esperanças de que a "Phoenix" sobreviva ao forte inverno marciano, os cientistas do JPL estão satisfeitos, porque a precisão inicial de vida útil era de apenas três meses.

Nesses momentos já passou de cinco meses, e até é possível que complete meio ano de trabalho, inclusive com todos os problemas que sofre, afirmaram os cientistas. EFE ojl/fr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG