Washington, 26 mar (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) confirmou hoje o lançamento na próxima segunda-feira dia 5 de abril da nave Discovery na missão STS-131 à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

"Estamos prontos para voar", disse Bill Gerstenmaier, administrador adjunto para Operações Espaciais da Nasa durante uma entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy da Nasa na Flórida.

Gerstenmaier indicou que a decisão foi tomada após uma reunião dos técnicos e engenheiros da agência espacial que determinaram que "não há problemas que pudessem impedir a partida e o sucesso da STS-131".

"Todos os sistemas da nave, assim como a carga e a tripulação estão prontos", enfatizou Gerstenmaier.

A "Discovery" levará um módulo multifuncional com compartimentos especificamente projetados para os experimentos científicos que são realizados na estação espacial, assim como ao redor de 1,8 tonelada de equipamentos e provisões para os ocupantes da ISS.

A missão de 13 dias tem previstas três caminhadas espaciais durante as quais se substituirá um tanque de amoníaco no exterior da nave.

Também será recolhido um experimento japonês e se modificará a posição de um giroscópio instalado na viga central do complexo que viaja a quase 400 quilômetros da superfície terrestre.

A próxima das últimas três missões das naves que serão aposentadas no final deste ano ficará a cargo da "Atlantis". O lançamento está previsto para o dia 14 de maio. EFE ojl/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.