Atlantis - Mundo - iG" /

Nasa começa preparativos para lançamento da nave Atlantis

Washington, 4 set (EFE) - A nave Atlantis foi transferida hoje para a plataforma de lançamento do Centro Kennedy na Flórida, apesar da ameaça de três tempestades tropicais, a fim de iniciar os preparativos para sua próxima missão, prevista para 8 de outubro.

EFE |

Nesse dia, segundo a Nasa, a "Atlantis" iniciará uma nova aventura espacial de 11 dias com a missão de renovar as instalações do telescópio espacial "Hubble", que foi colocado em órbita pela nave "Discovery" a quase 500 quilômetros da superfície terrestre há 18 anos.

Desde então, girou mais de 97 mil vezes em torno do planeta e proporcionou uma visão das estrelas que até então não tinha sido possível devido à distorção atmosférica da Terra.

Esses avanços obtidos pelo "Hubble" serão potencializados quando a "Atlantis", com uma tripulação de sete astronautas, consertar e melhorar a maior parte de seus equipamentos durante as cinco caminhadas espaciais programadas.

Com estes trabalhos de renovação, a Nasa prevê que o observatório estará pronto para, pelo menos, outros cinco anos a mais de pesquisas.

Os astronautas instalarão uma nova câmera de fotografias panorâmicas (WFC3), que transmitirá imagens com alta definição e em toda variedade de cores, e um novo espectrógrafo mais potente, para determinar as mudanças que a luz sofre ao atravessar os gases de galáxias distantes.

Resta aguardar as mudanças do tempo e o avanço da tempestade tropical "Hanna" e do furacão "Ike", que ameaçam a costa da Flórida.

A princípio, a Nasa mantém seus planos de lançamento, embora já o tivesse suspendido duas vezes por causa da tempestade "Fay" e do furacão "Gustav".

Se o tempo permitir, está previsto que a nave "Endeavour" se una à "Atlantis" na plataforma do complexo da Flórida no dia 19 de setembro. EFE elv/bm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG