Endeavour - Mundo - iG" /

Nasa cancela primeira tentativa de aterrissagem da Endeavour

Washington, 30 nov (EFE) - A Nasa, a agência espacial americana, suspendeu a primeira tentativa de aterrissagem da nave Endeavour, que estava prevista para as 16h19 (de Brasília), devido a condições meteorológicas adversas, e fixou a segunda para duas horas depois.

EFE |

As previsões meteorológicas também não são animadoras para a segunda tentativa de aterrissagem no Centro Espacial Kennedy de Cabo Canaveral, na Flórida, informou a Nasa em comunicado.

"Atualmente, as previsões (meteorológicas) os impede de aterrissar", explicou Alexander Poindexter desde o Controle da Missão ao comandante Chris Ferguson.

Bryan Lunney, o diretor de reingresso à atmosfera terrestre - a fase mais perigosa do retorno das naves -, observará as previsões meteorológicas de segunda-feira para a Flórida antes de decidir se a "Endeavour" deve pousar hoje, e em uma terceira tentativa, à Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia.

As condições climatológicas no sul da Califórnia são excelentes, mas a Nasa tenta evitar uma aterrissagem na base aérea de Edwards porque a 'casa' da "Endeavour" é o Centro Espacial Kennedy, e transportá-la representaria um custo milionário.

Se a "Endeavour" receber permissão para aterrissar na segunda tentativa, a nave espacial tocaria terra às 17h45 (de Brasília), segundo a Nasa.

Enquanto o controle da agência espacial espera melhores condições meteorológicas e toma uma decisão, a tripulação da nave está dando voltas no espaço à espera de novas instruções. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG