Nasa autoriza lançamento de ônibus espacial para 31 de março

A Nasa deu sinal verde nesta segunda-feira para o lançamento, no dia 31 de maio, do ônibus espacial americano Discovery em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), cuja missão será levar o principal módulo do laboratório orbital Kibo.

AFP |

"Os preparativos estão sendo organizados muito bem", declarou em uma coletiva de imprensa Mike Leinbach, diretor de lançamento.

A decolagem está prevista para às 17H02 local (18H02 Brasília), do Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida, segundo Leinback.

Além da instalação do módulo principal do Kibo, que será o maior e o último laboratório orbital da ISS, os astronautas da Discovery devem inspecionar o mecanismo de rotação danificado por um dos painéis solares da estação espacial e substituir um depósito de nitrogênio indispensável para o sistema de climatização interno.

As tarefas serão realizadas em três saídas orbitais de seis horas e meia cada uma, missão a cargo dos astronautas Michael Fossum e Ronald Garan.

"Esta é uma missão extremamente complicada", afirmou Bill Gerstenmaier, administrador adjunto da Nasa para atividades espaciais.

Será o terceiro dos quatro vôos de ônibus espacial da Nasa previstos para este ano.

js/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG