Nasa anuncia envio de sonda à atmosfera do Sol

Washington - A Nasa (agência espacial americana) informou hoje que foram iniciados os preparativos para o envio de uma sonda à atmosfera do Sol.

EFE |

Um comunicado emitido pela agência destaca que a sonda "Solar Probe" será fabricada com um material resistente ao calor e que seu objetivo será estudar os ventos solares e o campo magnético do Sol.

"Vamos visitar uma estrela viva pela primeira vez. Trata-se de uma região não explorada do sistema solar e as chances de descobertas são muitas", disse Lika Guhathakurta, cientista que faz parte do projeto da Nasa.

O lançamento da sonda deve acontecer em 2015. A expectativa dos astrofísicos é que, até o fim da missão, sete anos depois, sejam elucidados todos os mistérios relativos aos ventos e ao campo magnético do Sol.

Segundo Guhathakurta, a missão ainda está sendo planejada, razão pela qual ainda há "muito o que fazer".

A sonda será construída pelo Laboratório John Hopkins de Ciências Aplicadas, que já tem experiência em sondas similares.

O mesmo centro construiu a sonda "Messenger", que no início do ano se aproximou do planeta Mercúrio.

Muitos dos materiais resistentes ao calor utilizados na "Messenger" também serão utilizados na sonda "Solar Probe", informou a Nasa.

Quando a sonda alcançar o ponto mais próximo do Sol dentro de sua rota, seu escudo térmico resistirá a temperaturas superiores a 1.400 graus centígrados e a um bombardeio de radiação jamais enfrentado por uma nave espacial, acrescentou a agência.

Leia mais sobre: Nasa

    Leia tudo sobre: nasa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG